Transição Capilar

 


Fiquei me perguntando como abordar esse tema que é tão comum para pessoas negras, principalmente mulheres. Para quem nunca vivenciou, transição capilar (nesse caso) é quando você deixa de usar produtos químicos que agridem seu cabelo para mudá-lo de forma, aceitando-o como ele é, em toda sua crespitude. Uma transição capilar chega a demorar 3 anos, pois você corta seu cabelo danificado para fazê-lo crescer novamente. Foram poucos os momentos na minha vida rl que tive que fazer transição. Mas, e no Sl, quando essa transição demora alguns segundos? Acho que essa matéria é exatamente sobre isso.

É indiscutível que existe uma oferta muito maior de cabelos lisos no sl que de cabelos crespos. Sempre que eu penso nisso, me recordo de minha infância: sou negra mestiça. Minha mãe, uma mulher branca de cabelo ondulado, sempre disse que meu cabelo é muito mais versátil que o dela. Se é assim, como vemos essa versatilidade no Sl? Claro, estamos vivenciando esse aumento de produtos afro-centrados mas a diferença de quantidade e qualidade dos produtos é indiscutível. Então lembrei que eu tive que fazer essa transição capilar no SL. Passar de uma negra de cabelo liso para cabelos crespos. Minha transição no sl aconteceu quando houveram ofertas de bons cabelos crespos. Só que, como tudo é possibilidade no Sl, vez ou outra ainda uso esses cabelos lisos por quê eles também são bonitos (e aparentemente de maior tradição no jogo) e usar cabelo liso não diminui minha negritude (quando isso é uma opção e não uma imposição). Mas minha preferencia ainda é e será pelos crespos. 

Em Lemonade, Beyoncè usa sua voz e trabalho potente para falar sobre negritude. Como o universo da arte POP sempre fala do que está em voga, ela não iria ficar para trás. Mas é importante para ela falar disso enquanto mulher negra que também sofre com uma estrutura racista para poder se impor. O histórico de ter que alisar o cabelo é apenas para nos parecermos menos negros. O próprio nome do vídeo-álbum dela é um ritual de passar suco de limão na pele pensando que ela clarearia a cor de nossa tez. Transitar o cabelo, logo, não é apenas algo estético. É estar bem consigo mesmo. É sua saúde mental e afetiva que está em jogo. É não alimentar um sentimento destrutivo contra você. É entender que você pode ser o que você quiser. Você é o seu próprio sim ou o seu próprio não.

Nessa foto/montagem, tentei dar preferencia pelos cabelos que vão do 3c ao 4c, classificações mais crespas dos cabelos.  Sempre que eu penso em cabelos crespos e os cacheados, eu penso no volume do cabelo. Essa é a principal característica desse tipo de cabelo - os cachos (definidos ou não) que aumentam o volume do cabelo enquanto crescem. Então essa é uma das características que eu observo antes de comprar um cabelo. 

Aqui vai a lista das lojas cabelos crespos utilizados na foto


✾ Yuth  - Corey Hair

✾ Unorthodox - Afro Power, Maddy, Shai Curls e Sierra

✾ All - Dana Hair e Oya

✾ Letituier - Valente e Beija


Aqui a loja do cabelo liso utilizado na foto


✾ L'Etre et Doux - Carla

Todas as poses dessa foto são da {{ Lune }}

A maioria dos penteados aqui são black power. penas alguns poucos coques acompanhados de tranças nagôs. Mas esse não é o foco dessa postagem e garanto que isso será abordado em uma próxima matéria.  E lembre-se, seu cabelo crespo é lindo. ♥



Até lá



⊱∽∽∽∽∽⊰✾⊱∽∽∽∽∽⊰





You Might Also Like

0 comments

Postagem sensação